domingo, 17 de fevereiro de 2008

A Lenda Da Moura Salúquia


Olá Verdinhos!!

Então têm sentido falta do vosso amigo Al-vorada?
Nestes ultimos dias tenho andado a fazer pequisas sobre a História que deu origem ao nome e ao brazão da cidade de Moura.
Passei dias e noites entre livros cheios de pó para encontrar a versão mais bonita para vocês.
Sim porque vocês merecem o melhor do Mundo!
Espero que gostem e se divirtam!!

Conta que a princesa e governadora da cidade (então chamada Al-Manijah), de nome Salúquia, filha de Abu-Hassan, se apaixonou pelo alcaide de Aroche, Bráfama. Na véspera do matrimónio, Bráfama dirigiu-se então com uma comitiva para Moura, a dez léguas de distância. Mas todo o território alentejano a norte e oeste tinha já sido conquistado pelos cristãos, e a jornada revelava-se perigosa. Entretanto, D. Afonso Henriques encarregara dois fidalgos, os irmãos Álvaro Rodrigues e Pedro Rodrigues, de conquistar a cidade de Moura.
Estando ao corrente dos preparativos matrimoniais que aí se desenrolavam, emboscaram-se num olival perto dos limites da povoação. Surpreendidos pela acção dos cavaleiros cristãos, a comitiva de Aroche foi facilmente vencida, e Bráfama foi morto. Então, disfarçando-se com as vestes dos representantes muçulmanos, os fidalgos cristãos dirigiram-se para a cidade. Do alto da torre do castelo, onde aguardava a chegada do seu noivo, e vendo aproximar-se um grupo de cavaleiros aparentemente islâmicos, Salúquia julgou que se tratava da comitiva de Aroche, ao que ordenou que lhes franqueassem as portas da fortificação.
Mas mal transpuseram a muralha, os cristãos lançaram-se sobre os defensores da cidade, tomados de surpresa, e conquistaram o castelo. Salúquia apercebeu-se então do erro que tinha cometido e, ferida pela certeza da morte de Bráfama, tomou as chaves da cidade e precipitou-se da torre onde se encontrava.
Comovidos pela história de amor que os sobreviventes islâmicos lhes contaram, os irmãos Rodrigues teriam renomeado a cidade para Terra da Moura Salúquia. O tempo encarregar-se-ia de transformar esta designação para Terra da Moura, até que evoluíu para a actual forma de Moura.
A uma torre de taipa do Castelo de Moura ainda hoje se chama a Torre de Salúquia, e a um olival nas proximidades de Moura, aquele onde supostamente teriam sido emboscados Bráfama e a sua comitiva, o povo chama Bráfama de Aroche.Nas armas da cidade figura, deitada no chão, uma moura morta, com uma torre em segundo plano, numa alusão à Lenda da Moura Salúquia.


Agora que já leram a história de Moura lanço um desafio a todas as patrulhas da região de Beja:

Mandem a história da vossa terra para que todos possamos conhecer um bocadinho melhor o sitio de onde vêm. Podem acompanhar o texto com imagens alusivas a história.

Façam os vossos envios para sjorge2008@gmail.com

Uma Canhota Amiga!

Al-vorada

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Um Bocadinho da Lenda de São Jorge

Olá Amiguinhos escutas!
Aqui estou eu mais uma vez para vos contar algumas coisas acerca do São Jorge.
Será que todos sabem quem foi o São Jorge?
Não?


Então aqui fica um bocadinho da Sua lenda:

Diz a lenda que Jorge, guerreiro vindo da Capadócia, Turquia, teria salvo uma princesa das garras de um terrível dragão. Jorge, com sua espada, domou o dragão, que a princesa conduziu de volta a seu povoado como um manso cordeirinho. O misterioso cavaleiro disse ter vindo em nome de Cristo e que todos deveriam se converter. Por fim, o glorioso mártir foi condenado à morte por ter renegado os deuses do império. Durante seu martírio, Jorge mostrou-se tão inflexível que a própria mulher do imperador Diocleciano converteu-se ao cristianismo. Embora Jorge não seja mais considerado santo pela Igreja católica, seu culto é autorizado pela tradição. São Jorge é patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia e Lituânia.
Para além disso é também patrono da segunda secção do Corpo Nacional de Escutas ou seja : Exploradores!!!


Não se esqueçam de visitar este blog com regularidade pois muito brevemente haverá novidades acerca da actividade!!!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008



Olá a Todos!
Eu sou o "Al-vorada". A Mascote do São Jorge 2008 na região de Beja!
Como todos já devem saber, o dia de São Jorge vai ser celebrado em Moura.
Assim, irei colocar aqui, informações úteis que todos os “verdinhos” deverão consultar para que a actividade seja um verdadeiro sucesso.


Estejam atentos!

É importante que visitem este blog constantemente pois a qualquer momento vão ter novas informações para esta aventura!


Boa Caça!!!